OPINIÃO | Eternamente ~ Mariana Assunção



Título: Eternamente
Autor: Mariana Assunção
Editora: Chiado Editora
Onde comprar: Chiado Editora
(livro cedido pela editora em parceria)


Sinopse: Filipa é uma jovem de dezoito anos que, após os seus pais partirem numa viagem de negócios, vai passar as férias de Verão a casa da sua tia materna, Júlia, em Liva, local onde não ia há cerca de oito anos. Lá, reencontra os seus amigos de infância, incluindo um em especial, Henrique.
Os dois jovens começam a aproximar-se bastante depressa e Henrique decide mostrar a Filipa um lugar secreto, para onde costumava ir quando queria estar sozinho: uma enorme mansão perdida e abandonada no meio de um pinhal.
No entanto, o que inicialmente parecia ser um jovem romance inocente, começa a tornar-se algo bem mais complicado, quando Filipa descobre que a mansão está assombrada. A partir daí, todos começam a aperceber-se de que Filipa está diferente, chegando mesmo esta a passar por louca.
Quando finalmente a jovem ganha coragem de descobrir o que se passa naquela mansão, conhece Duarte, um espírito que tem a capacidade de adquirir forma humana.
A partir daí, os dois começam a criar uma amizade forte, que acaba por evoluir para um romance. Porém, a perseguição do passado é constante e atormenta a cada instante esta relação. A verdade pode ser destruidora, mas nada sobrevive com mentiras.
Será este amor suficientemente forte para resistir a todas estas diferenças? Ou melhor… Será que o amor eterno existe?

Sou sincera, é raríssimo ler algo de autores nacionais. Sei bem que deveria valorizar o que é português, mas acaba sempre por aparecer outro livro que me "interessa" mais (alguns deles até são aqueles livros "modinha"... não me julguem ahaha) e acabo por deixar para trás o que é nacional.
Sei que no Brasil a escrita nacional é bastante valorizada e esse livro me fez ver que aqui também deveria ser assim. Existem, cada vez mais, autores portugueses super talentosos!

Bom, vamos deixar de blá blá blá e saber o que eu achei do livro? :)

Essa é a história da Filipa. Ela tem dezoito anos e já não ia a Liva desde os dez, então ficou super feliz ao saber que ia, finalmente, rever os seus amigos e sua tia Júlia. Além disso, quando chega lá, reencontra Henrique, com quem começa um namoro (que eu achei super fofo e inocente!).
Henrique leva Filipa a uma mansão. Ela começa a ouvir vozes e passa até por maluquinha perante a tia e as amigas! O que acontece é que ela não estava louca e irá descobrir um segredo enorme.

Achei Mariana Assunção uma autora talentosíssima, com uma imaginação fora do normal e uma escrita que cativa o leitor pela simplicidade. Muitas das vezes é de um livro assim que preciso. Um livro leve, com uma escrita que me cative e que seja uma caixinha de surpresas, tal como este!

Houveram algumas coisinhas que não me agradaram: há uma introdução antes de cada capítulo (mas nada que prejudique a leitura, ou que torne a leitura "chata") e o facto de tudo ter acontecido muito rápido.

Adoraria ver uma continuação... Duarte teve um fim merecido, é verdade, mas ao mesmo tempo esse fim destruiu meu coraçãozinho! Gostava tanto de saber o que acontece depois. Sabe quando você acha que conhece as personagens de tal maneira, que quer saber o que acontece com eles após o fim do livro? É isso!

No geral foi um livro bom. Me surpreendeu bastante! É muitíssimo bom ver alguém novinho, como a Mariana, fazer um trabalho tão incrível como fez com Eternamente. Só tenho que agradecer a esta autora por me ter feito valorizar mais os autores portugueses (e por ter acabado com o meu reading slump ahahah).

Beijo,


4 comentários:

  1. Parece ser bom, realmente! Adorei, beijoos
    blogyasminblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oi Míriam que capa linda mulher, nossa me apaixonei, adorei sua resenha e a maneira como conseguiu passar tudo para o leitor. Parabéns!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos